sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O significado por trás da Sugar Skull


O Dia de Los Muertos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 1 de novembro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. A UNESCO declarou-a como Patrimônio da Humanidade.

Essa tradição mexicana vem se tornando popular mesmo entre os não mexicanos e até mesmo não religiosos. É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces. Um dos ícones mais populares e os preferidos das crianças - a caveira de açúcar - se tornou o desenho favorito nas pinturas, artes e até mesmo louças. Não poderia ser diferente quando se fala em tatuagem, a caveira de açúcar (sugar skull) está entre os desenhos mais procurados.  Mas o que ela representa nesse importante feriado?

História
As origens da celebração no México são anteriores à chegada dos espanhóis. Há relatos que os astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas praticavam este culto. Os rituais que celebram a vida dos ancestrais se realizavam nestas civilizações pelo menos há três mil anos. Na era pré-hispânica era comum a prática de conservar os crânios como troféus, e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento.

Quando os espanhóis chegaram à América no século XVI, se aterrorizaram com esta prática, e no intento de converter os nativos, fizeram as festividades coincidirem com as festividades católicas do Dia de Todos os Santos e o Dia dos Fiéis Defuntos. Os espanhóis combinaram seus costumes com o festival centro-americano criando um sincretismo religioso que deu lugar ao atual Dia dos Mortos.

Segundo à lenda, os mortos são bem-vindos pela família, que preparam altares e oferendas. O altar consiste em muitos objetos que lembram os entes que se foram, como retratos, flores, perfumes e brinquedos. Um dos itens mais comuns entre as oferendas é a famosa caveira de açúcar.


Como elas são feitas?
As caveiras de açúcar são feitas com açúcar, merengue em pó e água. A mistura é colocada em um molde em forma de caveira e após algumas horas está pronta pra ser decorada.

São usados corantes, papéis e todo o tipo de confeitos pra fazer a pintura nos olhos e na cabeça. Às vezes são deixados espaços em branco pra que se escreva o nome do ente querido que se foi. A arte de criar a caveira é um ritual de toda a família. Elas não são feitas de forma triste, pelo contrário, são usadas muitas cores e muitos elementos que trazem  boas recordações dos que se foram e elas são oferecidas junto com os presentes no altar.

Sugar Skull Tattoos
Você não precisa ser mexicano ou religioso para tatuar o símbolo do Dia de Los Muertos. Hoje ela é recolhecida como uma bela arte e pode ser admirada pelo seu aspecto cultural e histórico. A sua caveira pode ser decorada do jeito que você quiser: flores, formas geométricas, espirais, estrelas, linhas e etc.  Por isso se você estiver a fim de fazer a famosa caveira de açúcar, use a imaginação e crie você mesmo a sua caveira e tenha um desenho exclusivo e com um significado só seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário